top of page

ESG - Tripé da Sustentabilidade

Já ouviu falar sobre ESG?

Como ESG pode agregar valor ao negócio?

Mais do que apenas uma política corporativa, o Tripé da Sustentabilidade transformado em ações agrega valor aos negócios. Com o surgimento do conceito, empresas passaram a ser avaliadas não só pela sua produtividade e lucratividade, mas também em como sua atuação gera impactos.


Instituições financeiras, como bancos e corretoras de valores, que estimam o potencial de investimento em empresas, vem baseando-se em índices de sustentabilidade, como o S&P 500 ESG Index e o MSCI ESG. Do inglês Environmental, Social e Governance, surgiu a sigla ESG e a partir dela o ESG Rating, indicador que permite observar o nível de comprometimento e desenvolvimento das companhias e compará-las.


Além do investidor, o consumidor em busca do consumo consciente está cada vez mais atento ao tipo de impacto gerado pelos produtos e serviços que utiliza. De acordo com pesquisa da companhia de consultoria KPMG, publicada pela revista Exame em 15 de fevereiro de 2021,que ouviu 75 mil consumidores de 12 países entre maio e setembro do ano passado. Para um quarto deles, ao menos um fator ESG é importante e 16% consideram relevante o aspecto de consciência social das marcas. E nesse grupo os brasileiros se destacam. Entre 2019 e 2020, aumentou em 9% a presença de brasileiros entre os mais preocupados com os aspectos socioambientais das empresas.


Com tal configuração, dependente da geração de renda, por investimento ou demanda, associada ao nível de desenvolvimento do Tripé da Sustentabilidade no negócio, o compromisso dos negócios é vital para a continuidade de suas operações.



35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page